segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Teste: Insatisfação Corporal


Não existe nada mais belo do que ter a beleza de ser "quem se é!"
Modelo: Carla Manso-jornalista
Josimara Neves

Muitas pessoas me questionam o porquê de eu falar sempre sobre temáticas envolvendo “mulheres!” E responder a essa pergunta é muito simples, afinal, a contragosto de muitos eu não sou “lésbica” e, se fosse, isso não constituiria óbice pra mim. Eu que vivo pregando a liberdade e a expressão (# liberdade de expressão) acho que todo mundo deve ter liberdade para fazer escolhas, mesmo que sejam diferentes das minhas. O que me motiva a escrever sobre as mulheres é que desde sempre eu sinto dentro de mim que eu vim ao mundo com o compromisso de trabalhar com mulheres e crianças.
As referências positivas que me remetem à coragem e à luta sempre estiveram ligadas ao sexo feminino, pois cresci vendo a minha mãe lutando para nos sustentar. Não bastasse isso, eu – como caçula – também acompanhei o movimento das minhas irmãs lutando para vencerem em seus ideais. Na minha vida toda (até o presente momento) a figura feminina é que representa o “sexo forte.” Cresci aprendendo a ser forte também, ou pelo menos, tentando/mostrando ser! Sempre achei tudo isso muito lindo, até começar a perceber como as mulheres sofrem quando são obrigadas a ter que ser fortes quando não estão conseguindo ser e é aí que eu entro na vida delas!
Desde que comecei a entender um pouquinho mais sobre a psique humana mudei a minha forma de ser, de pensar e de “estar” no mundo. Tive que aprender a duras penas que eu não precisava ser perfeita e nem certinha a todo instante. Esse processo foi muito penoso pra mim: chorei amargamente, lutei com a minha sombra, exorcizei os meus demônios interiores, dei uma voadora no meu “superego”,  mergulhei no meu inconsciente, ateei fogo em algumas regras, arrebentei as algemas que aprisionam a minh’alma, dei um mortal triplo na minha deusa interior que agia comigo como se fosse uma bruxa! Pensei que tudo isso tivesse me levado a quebrar o cristal interior, mas com o tempo, percebi que ele já estava quebrado a muito tempo e foi essa sessão catártica de descarrego mental que me possibilitou juntar os cacos dele. Nunca mais eu fui a mesma, assim como acontece quando um cristal se quebra! Coloquei os caquinhos e hoje as cicatrizes que ficaram tornaram-se tatuagens que eu as exibo como obras de arte, basta ler o que eu escrevo quando falo de mim! Diferente do que muitas pessoas pensam e algumas até já me disseram: “__ Josi, você se acha!”
Isso não é verdade! Eu não me acho, eu me “ENCONTREI”, é diferente! Quem se acha nem sempre se encontra. Já quem se encontra não tem necessidade de “se achar”. O Narciso exemplifica -pra mim- quem se acha! Consegue gostar do que vê por fora, mas não sabe o que tem por dentro e, quando é conhecedor disso, teme enxergar a sua visão “visceral” refletida às margens do rio da vida. É por isso que malha, cultua a beleza, a vaidade, o corpo, enfim, o externo. A frase preferida dele é: “no mínimo eu sou o “MÁXIMO!”  Então, tá! Não sou eu a destruir os castelinhos dele, imagina! Causar conflitos entre Ego e Superego? Pra quê? Bastam os meus conflitos (que não são poucos!) rsrs.
(DEPOIS DESSE DESVIO DE PERCUSO QUE A MINHA MENTE VIAJANTE DEU, ESPERO CONSEGUIR CONCLUIR O TEXTO PARTINDO DA IDEIA INICIAL!) rsrsrs
Baseado na minha experiência de vida eu adquiri o péssimo hábito de querer – insistentemente- ajudar as mulheres a serem felizes do jeito que elas são, com a vida que  têm, com as oportunidades que são possíveis e também com as impossíveis! Queria que toda mulher conseguisse quebrar paradigmas e tirar de sua vida o “ter que”: ter que ser forte, ter que ser perfeita, ter que ser certinha, ter que andar sempre na linha, ter que agradar quando não se quer, ter que pensar no outro e não pensar em si, ter que dizer sempre sim, ter que cumprir com as “obrigações matrimoniais”(em outras palavras, com o estupro contratual) ter que ser magra, ter que ser bem-sucedida, ter que ser TUDO aquilo que a sociedade quer que ela seja enquanto o que desejaria no fundo é mandar tudo isso para as “favas!” Ufa! (respirei! rs)
Notem que eu disse ajudar e não, ensinar! Não me julgo mais do que elas para poder ensiná-las. Melhorei muito, mas reconheço o tanto de chão que ainda tenho pela frente, porém pensando que eu já caminhei um bom pedaço de chão nesses aproximadamente 30 anos de existência, gostaria de partilhar o pouco que aprendi, mas que mudou a minha vida completamente. Não sei se respondi ao questionamento:

“____ Por que sempre falar sobre temáticas envolvendo mulheres?”

E, finalizando com chave de ouro: tcham-tcham-tcham! Um teste para analisar a insatisfação corporal. Espero que gostem, ou melhor, que se valorizem e aprendam a satisfazer-se com o próprio corpo seja ele: magro ou não-magro... alto ou não-alto! Mas que ele seja: amado e, acima de tudo, respeitado por si mesmas!


Larga disso, mulher! Vá ser feliz e ponto!

Flashes, curvas e aceitação = BELEZA DE SER QUEM SE É!


"A modelo Tara Lynn e a revista francesa Elle resolveram apostar de vez na polêmica. A “plus size” (modelo, cujas medidas ultrapassam os padrões habituais), aceitou posar nua, contrariando uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Arizona, que apontou que modelos gordinhas em anúncios publicitários causam baixa auto-estima nas mulheres. Fonte: O Descontrole
Veja mais sobre a modelo supracitada aqui: Por que sou gordinha não posso posar nua?


Foto: Google/imagens

E, para finalizar, algumas frases de Adele defendendo o seu lindo e belo jeito de ser no mundo!

Adele confessa: "Amo comida e odeio exercícios" = Veja aqui na Capricho


Em resposta ao comentário infeliz de Lagerfeld, feito no início desse mês, a cantora disse para a“The New York Magazine” que não se vê como as modelos de capa das revistas de moda, mas se sente orgulhosa por representar da maioria das mulheres. “Eu perderia peso se fosse atriz e tivesse que desempenhar o papel de alguém 40 quilos mais magro. Mesmo quando estava assinando contrato, deixei claro para a indústria que jamais eles ousariam pedir-me para perder peso, caso contrário não estariam trabalhando comigo”, disse a cantora a jornalista Amy Odell. Veja a continuação  aqui, na "colherada cultural": "Sinto-me orgulhosa por representar a maioria das mulheres"



Então, mulheres, inspirem-se na confiança dessa mulher que colocou na música a expressão maior de sua alma. Disse não aos padrões vigentes de beleza e mostrou a todos o que veio fazer ao mundo: 'CANTAR' e cantar estupidamente BEM!


Gostei de quando ela vomitou ao mundo o seu jeito de ser e de ser feliz:
"Eu amo comida e odeio exercícios. Eu também não tenho tempo para malhar. Eu não quero estar na capa da PlayBoy ou da Vogue. Eu quero estar na capa da Rolling Stone ou Q. Eu não sou uma ditadora de tendências, sou uma cantora. Prefiro pesar uma tonelada e fazer um álbum incrível do que parecer a Nicole Rochie e fazer um CD horrível. Meu objetivo na vida é nunca ser magra", declarou.

Já ia me esquecendo de colocar o Teste de Insatisfação Corporal! Ufa! rs


Começa assim...

Teste para avaliar Insatisfação Corporal


Esse questionário de maneira alguma serve para definir ou substituir um diagnóstico feito por um profissional. Em caso de dúvidas sobre sua avaliação mental, por favor, consulte imediatamente um profissional da área de saúde mental – psiquiatras, psicólogos. Somente esses profissionais poderão diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para seus transtornos, distúrbios, disfunções.

1: Você acha que os seus amigos(as), em geral, tem um corpo mais bonito do que o seu?
Nunca
Quase nunca
Algumas vezes
Bastantes vezes
Quase sempre
O tempo todo
2: Você seria mais feliz se pudesse usar roupas mais provocantes (um número igual ou 
menor do que o seu)?
Nunca
Quase nunca
Algumas vezes
Bastantes vezes
Quase sempre
O tempo todo

Caso se interesse em fazê-lo é só clicar no link supracitado, entrar no site do Dr. Galeano Alvarenga e responder às perguntas!!! Boa sorte e mais: AME-SE!

Está gostando do blog?
Então comente, compartilhe com os seus amigos e analise aí embaixo colocando se achou a postagem: "engraçada", "interessante" ou "legal"
Ajude-me a tornar esse sonho, real!


6 comentários:

  1. Arrasou!
    Parabéns, Josimara, está cada vez mais interessante o seu blog.Eu a indiquei como blogueira preferida lá no blog voltamundoblogueiro.
    Continue com essas postagens interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Amiga adoreiiiiii! Amei o teste... vc me surpreende a cada dia! Parabéns, vc é simplesmente Inovadora!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, queridas: Laudicéia, Antônia e Marcinha!!! Busco aperfeiçoar-me para melhor na escrita e na forma como as palavras se transformam em emoções!!!
    Vocês são sempre bem-vindas! Bjim

    ResponderExcluir
  4. Acho a Adele fora de sério. Nem um homem precisa olhar para o corpo dela para se sentir tocado pela sua voz . Mulheres como a Adele que se valorizam e não fazem questão de serem iguais às outras, quer saber, são mais interessantes!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.