sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



Autoconhecimento: o caminho para a descoberta da autoestima!

                                                                                                                   Josimara Neves

A vida, a maior faculdade, tem me ensinado que o autoconhecimento é o ponto basilar para aprender a autovalorização. Quando nos valorizamos, não permitimos que as pessoas nos trate de forma que não merecemos, não deixamos que nos rotulem com estigmas que não condizem com aquilo que somos, não aceitamos que nos digam que somos “verdes” se na verdade, “azul” é que a cor que melhor nos define!
Quando nos valorizamos, em hipótese alguma, consentimos a desvalorização, pois sabemos o quanto valemos, mesmo que não sejamos devidamente reconhecidos no valor que merecemos. O fato é que se o mundo não souber o quanto você vale, mostre a ele o seu valor e não se entregue como se tivesse num leilão de carros usados. Ao invés disso, sinta-se disputada como uma pintura de Vicent Van Gogh, de Pablo Picasso, de Pierre Auguste Renoir. Isso sim é autovalorização!
Primeiro, o autoconhecimento! Depois, a autovalorização! E, consequentemente, a autoestima! Ninguém aprenderá a se amar se não se conhecer, nem tampouco saberá o seu valor se não reconhecer as suas virtudes, qualidades, habilidades, potencialidades e singularidade no mundo!
O seu valor não se mede pelo tamanho da bunda, pela circunferência de sua cintura, pelo cumprimento do seu cabelo, pelos mls de silicone! Não! Isso é maquiagem!O seu valor é o que traz dentro de si, muitas vezes ocultado atrás de uma bela aparência! O seu valor não se encontra na nudez do corpo, ao invés disso, tente despir a sua alma e ver-se ao avesso, pois é ali que ele mora! Ali que fica a sua poupança, a sua riqueza, o seu tesouro interior!
Aprenda a se valorizar e, consequentemente, ame-se! Elogie-se! Vibre por suas conquistas! Evite: autoflagelos e autoboicotes! Tente não se culpar por tudo! Aprenda a se perdoar pelos seus erros e evite  ficar presa a acontecimentos pretéritos! Vire a página de sua vida, coloque novos personagens, novas aventuras, novos cenários, novos enredos, mas mantenha a personagem principal: “VOCÊ!” Permita-se dar um desfecho diferente, não coloque um fim no que só está começando e lembre-se: “E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE” é uma utopia imaginária porque, na práxis, felicidade prolongada vira tédio e logo a gente dá um jeito de acabar com a monotonia de uma vida perfeitamente desenhada, mas sem movimento!  
Seja feliz enquanto a felicidade durar e, quando a intensidade dessa emoção diminuir é chegada a hora de novas buscas! Isso é mágico! Voltar a sonhar! Correr atrás dos sonhos! Imaginar algo diferente!
A ideia dos anjos tocando harpas e liras – no céu - o tempo todo me parece tão assustadora a ponto de desejar ir para um lugar intermediário no além onde eu possa dançar, cantar, movimentar e me surpreender!
E, para finalizar, faça uma faxina interior: tire a sujeira debaixo do tapete, elimine o lixo mental, corte dosagens exacerbadas de: insegurança, ansiedade, autocobrança, perfeccionismo, sentimentos de menos valia/inferioridade, esvazie a mente de pensamentos autodestrutivos, evite o Complexo de Inferioridade, não faça comparações quando elas  fizerem você se sentir menos do que todo mundo, pare de ficar “on” o tempo todo, ao invés disso, fique “off” e relaxe tirando um momento para a sua interiorização.
Delete situações, sentimentos, pensamentos e pessoas que são como vírus troianos na sua vida! Ative a tecla “foda-se” e permita-se viver! Mas não seja inconseqüente! Lembre-se de que mudanças bruscas são muito radicais e, comumente, não se mantêm com o tempo e tem grande probabilidade de lhe causar sofrimentos psíquicos, pois você só dará conta de sustentar a mudança externa se, de fato, tiver ocorrido uma transformação interior. No mais, rebeldia não é pra qualquer um, não!!!       Não vá de um extremo ao outro, curta cada passo da mudança e certifique-se de que você está se transformando na mulher que sempre sonhou em ser!
Quando se aprende o caminho do autoconhecimento, gradativamente, o amor vai entrando na sua vida. Você começa a sentir que gostar de si mesma é questão de sobrevivência e é uma escolha consciente de ser feliz do jeito que se é: agradando ou não aos outros! Não se esqueça de que quando você diz sim para as pessoas, muitas vezes, o não vem pra você!!!

Ame-se! Essa é uma forma de tornar o mundo  melhor (pelo menos o seu mundo), pois até a atmosfera do ar muda!

"Eu disse a uma amiga:
— A vida sempre superexigiu de mim.
Ela disse:
— Mas lembre-se de que você também superexige da vida.
                                                                                  Sim.” 

Clarice Lispector

Um comentário:

  1. Já dizia Sócrates sobre conhecer a si mesmo. Isso porque ele tinha esse conhecimento há tanto atrás, imagina hj então? Isso q vc escreveu serve não só para mulheres, eu mesmo acho que preciso aprender muito com isso1

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.