sábado, 9 de fevereiro de 2013

Polêmica no Facebook


Cuidado! 
Bala virtual perdida: tiro para todos os lados!

Josimara Neves

Estava pensando sobre o que escrever no post de hoje, mas como tudo na minha vida acontece de forma instantânea, não me preocupei com isso. Olhando no facebook eu vi uma foto que me chamou a atenção e resolvi ler o que a pessoa escreveu já que a foto falava por si só e parecia tão evidente do que se tratava.
 Ao ler o que a “face” tinha escrito eu vi que merecia um comentário por ela ter se posicionado com embasamento teórico e com bons argumentos. A foto (logo abaixo) mostra duas mulheres com fio dental na posição “de quatro” supostamente em ritmo carnavalesco dançando uma daquelas belíssimas e profundas músicas que focam exclusivamente na coreografia (quase sempre instigando à sensualidade/sexualidade).
 Na ocasião, a “face” não se prendeu a julgar as garotas, mas criticar a sociedade que reforça comportamentos machistas, comumente colocando a mulher na condição objetual. Comentários diversos surgiram, cada pessoa colocando o seu ponto de vista. Percebi nas falas de alguns como eles distorcem o assunto e apelam para  polemizar. Há quem defendia que escutar a música “rala tcheca” e dançar é quase que instintivo (involuntário, sei lá!) do tipo: uma mãe vê um filho sendo devorado pelo jacaré e automaticamente avança em direção a ele para salvar a sua “cria.”(ou seja, algo  compreensível e natural)
Tinha também quem defendesse historicamente a mulher pautando-se em argumentos cristãos do tipo: “Eva, maçã, serpente e pecado. A mulher é o pecado. A mulher é que seduz o homem. A culpa é da mulher. Fomos expulsos do paraíso”.
Claro, não poderia faltar o defensor intelectual: “não penso que uma mulher com doutorado iria dançar assim, mas se elas gostam não faz mal a ninguém! Há coisas piores no mundo do que uma dança sexy.”

Estava presente também um romântico peseudoliberal: “na moral, isso do mundo ser machista é uma balela, quem sempre mandou nessa porra foram as mulheres, elas nos têm nas mãos, trabalho para agradá-las com presentes (...) e ainda acham que eu mando porque sou homem? Aonde?”
(.............) muitos comentários rolaram...E eu resolvi participar também:
Interessantes colocações. As raízes da discussão (e não da posição em que as moças se colocam na foto) sobre a condição da mulher na sociedade são profundas e possuem origem histórica. Os estigmas nos colocam muitas vezes em situações de subalternidade, porém, acredito que é chegado o tempo do despertar da consciência, pois há muito mais entre o carnaval e o movimento do culto "BUNDALELÊ" do que julga a nossa vã filosofia. Liberdade é desprender-se dos grilhões e não, “libertinar-se” levantando a bandeira "sou mulher contemporânea" e hoje em dia os tempos são outros! Será? Se fosse mesmo tão liberal  esse tipo de comportamento não sofreria tantos julgamentos.
(...)
Josimara Neves Para quem possa interessar, falei sobre a condição da mulher na sociedade hoje no meu blog enfatizando a jovem catarinense Catarina Migliori que leiloou a virgindade e a modelo do deserto Waris Dirie que sofreu mutilação genital (ablação).
 E, para a minha surpresa, me deparei com alguns atiradores de plantão que entraram na discussão, falando de forma atravessada, cruzando as conversas e atirando argumentos em tom de agressividade. Quando dei por mim, tinha sido atingida por uma bala perdida virtual de um deles que chegou me dando voadora na cabeça:
“ Josimara Neves Cê tá de sacanagem né?Pq tentar colocar um pouco de visão numa menina que nasce no Doron!Sempre andou de buzú,teve a comida regrada,estudou em escola publica sempre em greve,que vê policia matando vizinho e o pai tendo sub-emprego!É forbes!E ainda acompanhada da TV Bahia ou até mesmo a TVE vendendo está história de que somos um pedaço da áfrica!Aff!Temos a influência mas,não somos africanos!Eu não tenho que saber dançar o bundalelê!Ah!E o pior!Se vc um dia for ao movimento negro!Vai ficar abismada por perceber que eles se julgam melhores que os outros negros que não tiveram a mesma instrução que eles!Estão num pedestal!É tão ridículo que fiquei com vergonha!”

  Surgiu um comentário ulterior a esse:

              “Pera... não to entendendo mais nada.”
Nem eu.

Respirei fundo, afinal de contas, não costumo utilizar o facebook como ringue, disputa de ego, briga de crista, quedinha de braço ou mesmo para mostrar intelectualidade ou saber! Aff! Os maiores duelos eu travo comigo mesma! Estou numa fase na qual eu não “jogo pérolas pra porcos porque sei que eles seriam incapazes de reconhecê-las”. Caviar pra porco é lavagem!
Depois disso, finalizei a minha participação nessa discussão (que eu achei até rica comparada ao que ando vendo no face ultimamente) no estilo “luva de pelica”:
Josimara Neves Gente, foi um prazer! Achei muitas colocações interessantes, mas quando as distorções começam eu - com toda a minha classe - jogo a toalha e peço ajuda aos universitários. Bom carnaval e boas reflexões. Fui!!!

           Bom carnaval mesmo! Eu, hein? Povo perturbado!
Agora eu entendo porque a maioria das pessoas no Facebook só curte e não comenta nada! Tá explicado! Nessa lógica, mesmo eu sendo adepta de “Liberdade e expressão” eu tenho que admitir que “antes sozinho do que mal acompanhado”. E, nesse caso, “antes anônimo do que mal intencionado ou mal argumentado”  se aplica bem às redes sociais.
Não quero culpabilizar os homens pela vulgaridade de muitas mulheres nem tampouco justificar o culto à “BUNDALELÊ” com argumentos feministas/machistas. Só quero lançar questionamentos acerca do que se é cultuado e valorizado em nossa sociedade! Pronto! É isso!

Se dançar “rala-tcheca”  pra você for prazeroso, ótimo! Rale-a!
Se quiser ficar “doce-doce-doce” e tirar onda no Camaro amarelo, maravilha!
Se a sua onda for “delícia, delícia...assim você me mata”, beleza! Deixe-se matar! 
Morra de prazer amanteigado!
Se o seu lema é dançar “Kuduro”, dureza!
Se pratica “fish ball cat”, sensacional!
Não tem problema nenhum, só não venha depois olhar pra mim com cara de quem vê fantasma e dizer:

“___ Josi, você não bebe, não fuma, não usa drogas, não come carne, não dança de ralar a theca, você não vive, Josi!”

                                           Tá bom, eu não vivo, vai! E, se isso for viver, acabo de ser abortada!!!!
    PS: Não vou ser hipócrita! Não quero julgar, mas também não quero fazer parte desse contexto!!! Meu mundo é outro! 

Só para deixar claro:

"Eu gosto do meu quarto
                Do meu desarrumado

                                                        Ninguém sabe mexer
                                                                           Na minha confusão
                                                                                             É o meu ponto de vista
                                                                                                   Não aceito turistas
                                                                     Meu mundo tá fechado
                                                                                                                   pra 
                                                                                                                       visitação..." 
(Coisas que eu sei - Danni Carlos)



As imagens foram retiradas da internet, portanto, os créditos não são meus. Sendo assim, elas podem ser retiradas a qualquer momento caso seja necessário, sem problema algum.

7 comentários:

  1. Facebook tem essas coisas mesmo! Tem muita gente que não entende direito e chega achando que sabe tudo. Quanto à questão das mulheres na sociedade acho que a maioria não sabe aproveitar a liberdade que adquiriu com o tempo e se tornou livre demais e depois reclama que os homens não querem assumir compromisso!Cada escolha tem o seu preço! tá tudo muito vulgarizado hoje em dia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação. Fabrício!
    Seja muito bem-vindo!
    Muita luz pra você!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.