terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Josi!Ivete!IJosi!Ivete! Josi!!!(mais uma!)




Josi,que mulher você gostaria de ser se você não fosse você?

                                                                
Às vezes eu me faço essa pergunta e me paro pensando no tanto de mulheres que eu admiro sejam: famosas ou não-famosas.

Clarice Lispector? Não. Eu não queria ser ela, embora adore os seus escritos e me identifique muito com eles. Certa vez eu assisti a uma entrevista que ela deu e fiquei chocada com a carranca dela. Parecia o Silvester Stallone com paralisia facial: sem nenhuma expressão a não ser a mesma expressão: tristeza! Meus castelinhos se destruíram, assim como as minhas projeções. Não sei por qual razão eu a idealizei  alegre, cheia de vida, expressiva! Basta fazer uma (re) leitura de seu legado literário para poder compreender que para alguém dar conta de uma subjetividade tão complexa tinha que ser a Clarice mesmo! Tendei entendê-la em sua profundidade! E acho que ela só conseguiu escrever tudo o que escreveu porque ela “tinha que ser a Clarice mesmo!” Daquele jeito clariciano de ser, de ver, de sentir, de pensar, de aprofundar, de escrever!



Madre Teresa de Calcutá? Quem me dera ser uma “santa!” Essa nunca foi a minha pretensão! Não me sinto iluminada, nem humilde, nem singela, nem dadivosa! Não tenho papas na língua, adoro alguns “pecados”, tenho algumas ilusões, penso bobeira de vez em quando. Enfim, eu caí nesse mundo por engano,bati a cabeça e nunca mais fui normal. Se isso me consola? Sim! Acho que não vai ser nessa vida que eu vim com o compromisso de ser “santa!” Admiro quem se abdica da própria vida em prol da vida coletiva. Acho que eu penso como ela nesse sentido: "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação." E, assim, sigo eu: contente e sorridente! Em busca sempre do amor!




Xuxa? Não! Não levo jeito pra ser rainha: nem dos baixinhos e muito menos dos altinhos! Acho até que se eu me vestir alá séc. XVIII,  bem que passaria por uma, mas nobreza mesmo, não tenho! Não tenho sangue e nem olhos azuis! Não sou de raça ariana, acho que se fosse, o meu cabelo seria liso, eu seria mais alta, meu pescoço mais comprido, enfim, eu seria o avesso do que sou! Deve ser muito chato ser rainha! O bom mesmo é parecer “dwoutromundo”: ser vista como ET, comparada à bruxa, passar-se por hippie, ser vista como alternativa, ser confundida com artista, ter cara de lugar nenhum! É desse “mal” que eu sofro! rs


 Ivete Sangalo? Aí sim! Ela representa a força da mulher contemporânea pra mim! Não queria ser a Ivete devido à beleza dela ou mesmo ao corpão que ela tem (claro que isso não seria uma má ideia)! Não! O que me inspira na Ivete é a alegria de viver, a forma como se deixa envolver, a espontaneidade, a vitalidade, o carisma, o conjunto que faz com que seja mais do que um “mulherão!” Ivete tem presença de palco mesmo onde não tem palco! Brilha mesmo estando na escuridão! Faz verão no inverno!
Ivete é V-I-D-A! Sempre quis ser amiga dela. Queria saber quantos homens já brocharam na sua frente? Ué! Curiosidade! Uma coisa é dar conta da Ivete na capa de uma revista, outra é dar conta dela no tet a tet: ao vivo, a cores e com aquelas coxas!rs
Não queria ser nenhuma mulher que já fez “história” por ser intelectualizada ou mesmo revolucionária.(Em outras vidas) Acho que já fui queimada nas fogueiras da Inquisição por ter sido uma bruxa da racionalização. Já pensei demais e ainda penso! Revolucionária? Em outra encarnação eu também devo ter sido uma daquelas revolucionárias que deram a vida por uma causa, uma ideologia, lutas, buscas e movimentos sociais! Nessa vida, eu pedi para Deus baixar a minha crista! Não dei conta não!
Então, nessa vida, eu nasci sem dotes musicais. Meu sonho era ser cantora, mas quando canto eu consigo assustar-me com a minha própria voz!Logo, não foi dessa vez!Agora, presença de palco! Ops! Isso eu tenho! Acho que nisso eu e minha amiga (imaginária) Ivete somos parecidas! Já é um bom começo, né? Também sou alegre, espontânea....................e pouco modesta!!!kkk


 Mas, voltando à pergunta inicial: “Josi, que mulher você gostaria de ser se você não fosse você?” Eu sei que eu sou uma mistura fidedigna de Vanessa da Mata + Ivete Sangalo +Elba Ramalho= Josimara!!! Aff! rsrs
Mas quer saber? Gosto de quem eu fui, gosto da mulher que hoje sou e tenho a certeza de que gostarei ainda mais da mulher que eu estou trabalhando para um dia eu me tornar! Se eu conseguir ter um pouquinho da paciência e da inocência da minha mãe Maura, a sapiência de minhas irmãs Marília e Meire, a vitalidade das minhas amigas idosas, sinceramente, não quero ser mais ninguém além de mim mesma, porque acredito que enquanto se luta contra a natureza não há possibilidade de ser feliz e nessa vida, o meu propósito é a felicidade!
Gostaria de compartilhar isso com todas as mulheres (que se sentem mal com o corpo que têm) para que elas percebessem que é possível ser feliz mesmo estando despadronizada em relação aos modelos vigentes de beleza desde que, ao invés de tentarem mudar “de corpo”, mudem de alma!

                                     Fotógrafa: Márcia Guimarães
                                          Texto:  Josimara Neves



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. "Gostaria de compartilhar isso com todas as mulheres (que se sentem mal com o corpo que têm) para que elas percebessem que é possível ser feliz mesmo estando despadronizada em relação aos modelos vigentes de beleza desde que, ao invés de tentarem mudar “de corpo”, mudem de alma!"..Essa parte tocou, pois na atualidade nos perdemos nas multidões por não termos a capacidade de sentir a verdadeira essência e o sentido da beleza real: ser vc mesma...assumir-se nas diferenças e gostar de ser/estar assim...é por isso que ainda idealizo: um dia todas nós teremos asas...e como borboletas voaremos ao encontro de um céu tão azul, que só de olhar já nos preenche . bjus, lindo texto Josi....(Meire Neves)

    ResponderExcluir
  3. É, querida! Não há nada mais libertário do que ser quem se é, seja: mulher-borboleta; mulher-unicórnio; mulher- afrodite; mulher- vulcão. "Ser" já é por demais especial!!Que possamos alçar voos cada vez mais longínquos, mas não a ponto de distanciarmos de nossa própria essência!!!
    Obrigada pela participação sempre presente!!

    Bjim

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo! Palavras de força com um toque de humor. Você é especial. Deus te fez única! Continue assim, mostrando a todos que a vida é um presente de Deus e que devemos fazer da felicidade o nosso legado. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Seja bem-vinda aqui, linda Patrícia!!!Mulher guerreira com força e resistência!
    Acho que o propósito de Deus na minha criação foi ter me permitido escolher colocar o toque de humor ao invés do de terror e assim, ele me deu força para transformar lágrimas em risadas. Depois dessa descoberta eu nunca mais fui a mesma. Meu sonho é fazer com que as mulheres aprendam a se amar e a serem felizes mesmo diante das adversidades da vida! Isso me felicita! Bjo e muita luz pra você!

    ResponderExcluir
  6. Josi-Ivete: bem original!
    Você parece divertida!!
    Amei muiiiiito o seu blog! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.