segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Seja bem-vindo/a ao "Clube dos 27!"


Josimara Neves

Seja-bem vindo/a ao seleto “Clube dos 27”: um universo intenso, momentos de insanidade e inconsequência, a vida vivida no seu seu limite máximo, sensações extasiantes, momentos efêmeros, prazeres fugazes, hedonismo nu e cru, atitudes primitivas, atos ilícitos, desejo de boicotar o mundo, buscas não concluídas, sonhos dissipados, VIDAS INTERROMPIDAS! Mistério-enigma, sarcasmo, fetiches, modismos, o mundo na palma de suas mãos: fama, sucesso, dinheiro, poder e por que não SEXO, DROGA E ROCK’N ROLL? O tempero da vida de muitos que buscam tais prazeres, mas não sabem dosar o limiar de cada um deles. Sexo é bom, mas não de qualquer jeito, nem mesmo, com qualquer pessoa! Droga: essa é como o veneno de uma cobra peçonhenta, no mínimo, traiçoeira! Rock”n roll, ah, ninguém duvida que é contagiante, tocante, envolvente! Uma tripla combinação perfeita para muitas pessoas que nem sempre se conhecem, nem sempre sabem o que querem e, consequentemente, se deixam levar sem se perceberem e, aos poucos, tudo o que, a priori, era fantasioso, mágico, acaba se tornando prazer desmedido, ações descontroladas, vícios sem volta: um suicídio a curto ou longo prazo, depende de cada um.
Talentos enterrados, carreiras decadentes e meteóricas, fama fugaz, projetos de vida jogadas ao lixo! Por que isso, meu Deus? O que está faltando para essas pessoas? Por que as drogas se tornam os “deuses” dos fracos? Por que tantos finais trágicos? Às vezes, é difícil encontrar respostas que são individuais e dizem respeito a outras pessoas, acho que por ser tão difícil entender é que os outros julgam, afinal, é muito mais fácil criticar, condenar, julgar do que procurar respostas para as lacunas que habitam a cratera existencial de cada um de nós, sim, é muito mais cômodo atirar a pedra do que socorrer os feridos, é muito mais fácil dar uma de vítima do que ser o “vilão” da história. Acho que por isso que o mundo pode ser dividido entre atores principais, coadjuvantes e figurantes, pois  há quem assuma a responsabilidade pela vida e a conduza da melhor forma possível, tem outros que sempre serão sombra, ajudarão outros a crescer, contudo  nunca assumirão a vida como ela merece; e, por fim, existem aqueles que serão figurantes de sua existência, viveram a vida e nem sentiram que estavam vivendo, apenas marcaram “presença”, mas  não se fizeram presentes!
Muitas vezes, grandes artistas, exímios gênios da  música se tornam o epicentro da vida de seus fãs, porém são figurantes na sua própria existência, deixam a desejar, se auto-boicotam, são autodestrutivos, não se aceitam, não se enfrentam, afastam de sua essência, arrastam multidões, mas vivem assombrados por um universo intrínseco sombrio, vazio e solitário!Tornam-se doentes crônicos da alma e buscam refúgio naquilo que acreditam ser o remédio para amenizar suas mazelas e abrandar as feridas imateriais – drogas– e, com isso, ferem o corpo e arrumam outras feridas para latejar! Foi assim que aconteceu com muitos do mundo artístico e, mais particularmente, do universo “Rock’n roll”: talentos múltiplos, gênios da música, polêmica, vidas similares, identificações e um desfecho trágico: overdose; mortes induzidas, suicídios....É o refrão da vida interrompido pelo silêncio da morte!
Kurt Cobain, Janis Joplin, Jim Morrison, Jimmy Hendrix, Brian Jones,  Chris Bell,  Robert Johnson, Pete de Freitas,  Kristen Ptaff,  Perter Ham: o “Grande Clube dos 27”: músicos – roqueiros, intensos, geniais, mas com suas vidas interrompidas precocemente. Agora, com mais um membro: Amy Winehouse, a jovem de 27 anos que deixou para trás lembranças de sua curta passagem pela Terra. Seriam eles “vítimas do destino” ou “vítimas de si mesmos”?
Ficará a lembrança, as músicas eternizam as pessoas: pobres mortais!
Enfim,

“CLUBE DOS 27": mistério e sina que pairam além de
" SEXO, DROGAS E ROCk'N ROLL”.
E quem não tem um lado “Amy”, que atire a primeira pedra!
Não concordo quando se diz que idolatramos ídolos de barros, acredito que são ídolos de cristais: belos, transparentes, raros, porém, FRÁGEIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.