domingo, 20 de janeiro de 2013




Feliz dia da criança interior!
Josimara Neves

Outubro é o mês das crianças!!!Viva!!! “Embarquem nesse carrossel onde o mundo faz de conta a Terra é quase o céu!” Como é bom ser criança, pensar que a felicidade é gratuita, que as pessoas são eternas e imortais, confiar nos outros como se eles nunca mentissem, brincar de faz-de-conta que isso é aquilo, que esse é aquele, esperar pelo Papai Noel que não chega, acreditar no coelhinho da páscoa, ter medo da sombra, nadar numa piscina de mil litros feliz da vida como se ela fosse olímpica! Como é bom olhar para céu e, ao invés de enxergarmos nuvens imaginar um tanto de formatos de bichinhos!!!!Tudo inocente, encantador, mágico!!!! Pena que as crianças cresçam, os sapatos mudam, as pernas esticam, as roupas encurtam, a ingenuidade se modifica, a felicidade se costumiza e é capitalizada, as cobranças chegam, as risadas diminuem, os medos aumentam, a consciência se amplia e o que era simples como brincar no parquinho uma vez com uma menininha e imediatamente chamá-la de amiga, transforma-se em algo difícil. No mundo dos adultos a amizade é muito mais criteriosa, não basta conversar na fila do banco ou falar sobre o tempo no ponto de ônibus! Ali não é lugar de fazer amizade!!! Conversa com estranho é perigoso nos dias de hoje, logo, fazer amizade no mundo dos adultos é bem mais complicado!!!
Os adultos assumem compromissos, fazem as coisas correndo, acostumam a comer rápido, a fazer várias coisas ao mesmo tempo, a cumprir metas, enfim, a sofrer achando que crescer é sinônimo de sofrimento. Não sobra tempo pra nada e, muito menos pra si, ou melhor pra sua criança interior!!!! Se hoje fosse Natal eu, como adulta, queria voltar a ser pequena para pedir para o Papai Noel presentear as crianças que habitam dentro dos adultos e, se não resolvesse, eu queria ser a ajudante de São Cosme e Damião para proteger essas crianças esquecidas, abandonadas!
 Quando nós recusamos a olhar para a nossa criança, quando não a vemos, não a sentimos e não a ouvimos ela se torna órfão e daí os problemas de saúde, de depressão, de tristeza, de estresse, de esgotamento começam a aparecer! A criança interior negligenciada torna o adulto inflexível, agitado, crítico, perfeccionista, exigente! Aquele que tem tudo, mas não tem nada,vive oscilando de humor, trabalhando em excesso para não se deparar com a sua orfandade! Adoecem! Envelhecem! E morrem prematuramente! E por quê? Porque não se percebem, não se dão o direito de desacelerar, de se proporcionar prazer, de burlar as regras, de quebrar paradigmas! E com isso, adeus criança interior, adeus sonhos, bye ilusão! Baseado nisso, adultos, se dêem o direito de liberar geral, de mostrar o seu lado “bichento” de ter vontade de comer de tudo, de dizer não quando só diz sim, de dizer sim quando só diz não...De levar a sua criança para passear, para viajar, tomar sorvete, ir ao Parque!!! Agora, no dia 12 de outubro, embarquem no carrossel da vida e não percam tempo: façam feliz a sua criança interior que clama por atenção e carinho!!!! Ame-a! Cuide dela com carinho!!!Eduque-a! Pais, coloquem-na para brincar junto com o seus filhos e comemore bem alto: Viva o dia da criança interior!!! Seja feliz sem medo de ser criança (não no sentido de imaturidade,mas de inocência e alegria)! Viva! Feliz dia da criança interior para todos os adultos que preservam dentro de si o lado bom de ser criança! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.