quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cinco razões para viver bem!



Josimara Neves

Parte I: apenas o começo!

  1. Valorizar as suas origens: independente se tenha nascido numa choupana ou em berço esplêndido. Você não se lembra, é claro, mas nasceu com a sina de ser um/a vencedor/a, pois na corrida para entrar no portal da vida, milhões de espermatozóides não conseguiram desafiá-lo/a para chegar em primeiro lugar e ter o privilégio de ser fecundado.

  1. Saber a importância de viver: viver é, em todas as hipóteses, a maior faculdade que existe! Aprendemos desde que nascemos até os nossos últimos dias. Descobrimos emoções, sentimentos, sensações. Conhecemos pessoas maravilhosas. Degustamos de prazeres deliciosos. Podemos sonhar, pular de alegria, dormir, comer, brincar, passear e, acima de tudo, amar!

  1. Descobrir o que é essencial: quantas pessoas passam a vida inteira buscando fora o que só encontrarão dentro? Quantas se perdem por medo de se encontrarem? Quantas deixam de buscar temendo se perderem? O fato é que enquanto elas não descobrirem o que verdadeiramente é essencial, passarão a vida inteira blefando, com o trunfo nas mãos, sem, contudo, saber manuseá-lo a seu favor! Truco! Seis milhos! Ponham as cartas na mesa de sua consciência, ampliem o jogo e, ganhem a partida de sua vida descobrindo que o essencial é, de fato, o que importa!

  1. Aprender a agradecer: exercitar a psicologia da gratidão é uma forma de reconhecer a generosidade de Deus e das pessoas. Quando se agradece, um estado de satisfação interior toma conta de nossos corações, preenchendo-nos, além de proporcionar alegria às pessoas quando elas são elogiadas ou recebem carinho como demonstração de gratidão.

  1. Viver só por hoje: lembrem-se desse grande ensinamento transmitido, comumente, por grupos de apoio. Viva o hoje! Viva-o da melhor forma possível, não o postergue, nem o adie! O momento é agora! O tempo é o presente! O resto é tudo aquilo que a gente inventa pra não ser feliz no momento em que a felicidade chega. Felicidade futura é ilusão. Felicidade presente é realidade. Felicidade passada é saudade! Por isso, viva só por hoje, não no sentido de extravagâncias e de atos impensados, mas de agarrar com unhas e dentes todas as oportunidades que surgirem e, caso elas não surjam, crie-as!


Parte II: mais cinco razões melhores ainda para viver bem!

1.      Amar: amou e se frustrou? E daí? Preferiria passar a vida inteira se frustrando sem ter amado ou tentado amar? Bem, amor e felicidade quase sempre caminham juntos, ou melhor, são as duas maiores aspirações dos seres humanos, aquilo que julgamos que irá nos proporcionar uma sensação de completude! Uma espécie de busca concluída, sabe? Então, lembre-se, não há nada melhor do que se derreter por um sorriso, se sentir sem chão, voando nas alturas, sentir como se o céu tivesse se rebaixado só pra você conseguir tocar as estrelas. Ame os seus familiares e amigos... Apaixone-se e deixe esse sentimento amadurecer para tornar-se amor!

2.      Desejar: Tudo aquilo que desejar pode vir a se tornar realidade desde que a força de sua coragem seja tão intensa quanto a do seu desejo. Desejo e sonho caminham juntos, sendo assim, sonhe e deseje, mas acima de tudo, lute!

3.      Cultivar amizades: Uma vida sem amigos é como um jardim sem flores, portanto, enfeite o jardim de sua existência e perfume a vida de quem ama!

4.      Buscar o autoconhecimento: você já deve ter ouvido falar sobre “nosce te ipsum!” Não? E de “conhece-te a ti mesmo?” Então, Sócrates, ao dizer isso deixou para a humanidade um grande ensinamento, pois, de fato, conhecer a si mesmo é o caminho para o sucesso. Daí vem alguém e diz: “como se fosse fácil!”  Ninguém disse que seria e o segredo consiste nisso: suportar as dificuldades para acessar as preciosidades! Conheça-se e permita-se mudar quando necessário, mas não tente introduzir mudanças nos outros, pois cada um deve ser responsável pela própria mudança que deseja ver no mundo!

5.      Alimentar a alma: você sabe qual é o prato preferido de sua alma? Não vale dizer comida porque o estômago da alma é o coração, logo, ele se alimenta de sentimentos, emoções, sensações. O que se vê – comumente – são pessoas com almas subnutridas habitando corpos obesos e com consciência pesada! E tudo isso porque não sabem como alimentar a própria alma. Desconhecem a fome que vem de dentro, o vazio que se preenche com comida sacia o estômago, mas não a alma. Sendo assim, antes de sair devorando tudo o que visualizar pela frente, pergunte-se: “o que a minha alma precisa nesse momento?” Aprenda a decodificá-la e será mais feliz! Não se esqueça, sobretudo, de sorrir e de cultivar a alegria, indispensável para se viver bem!

Meus queridos, muita luz e paz em seus corações!
Beijos nos olhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.