terça-feira, 5 de março de 2013

“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”
By Josimara Neves

  
É covardia deixar de arriscar por medo de sofrer! E quem não sofre nessa vida?
É fraqueza deixar de enfrentar por medo de perder! E quem não perde nessa vida?
É frustração deixar de sonhar por medo de não realizar! E quem consegue tudo nessa vida?
É ilusão não se iludir achando que assim não terá decepções! E quem não se decepciona nessa vida?
É besteira manter o controle de tudo achando que a vida é previsível! E quem sabe de tudo nessa vida?
Tudo o que a gente faz tentando ser racional demais para não sofrer é uma forma ao avesso de sofrimento. Nascemos! Esse foi o maior trauma de nossa vida: tivemos que aprender a adaptar a um ambiente menos aconchegante do que o útero. Tivemos que aprender a nomear as coisas do mundo, a falar uma língua que até então era indecifrável, tivemos que aprender a decodificar cheiros, palavras, paladares, tatos, pessoas, lugares, sentimentos. Não foi fácil aprendermos a andar! Caímos sim e não foi uma única vez!Várias e várias, mas nem por isso desistimos de tentar. Antes de falarmos, as palavras eram sons que saiam de uma boca “desdentada”, muitas vezes em meio a babas e a sorrisos largos e espontâneos. Mãe era “mã”, depois “mã-mã” e, até que um dia, saiu a palavra inteira: “mamãe!” Não saiu formada na primeira vez, mas quando foi pronunciada inteira foi recebida com uma “festa:” ___ Ele/a falou “mamãe” pela primeira vez!
Não foi fácil falar “mamãe”, assim como também não foi quando aprendemos a segurar os talheres, a ir ao banheiro sem a ajuda dos outros, a amarrar o cadarço do tênis, a escrever A-E-I-O-U! Esquecemo-nos do quanto foi difícil ganhar a corrida contra milhões de espermatozóides para chegarmos a ser fecundados! Não nos lembramos de nada disso! Crescemos e ao invés de mantermos a curiosidade infantil e o desejo de descobrir sobre o mundo, “emburrecemos!” Deixamos de tentar por medo! Quando éramos crianças, bastava alguém esticar os braços dentro de uma piscina que pulávamos como se aqueles fossem os braços mais seguros do mundo, mesmo que não fossem! Quando éramos crianças, a comida era gostosa e não existia nenhuma caloria que alterasse o seu paladar. Quando éramos crianças, a felicidade era gratuita: pular a enxurrada era o máximo! Correr atrás do caminhão de “fumacê” (assim que a gente chamava) era adrenalina pura! Olhar para o céu quando avistava um avião e gritar:
 “___ Joga papel!” Era como se a gente falasse com Deus! Como era bom o pão com manteiga antes de saber que existia presunto e muçarela (é com ç mesmo, viu?)! Pra mim, rico era quem tinha piscina de mil litros, comia bisnaguinha Seven Boys e Danoninho! Hoje eu sinto falta desse tipo de riqueza! Sinto falta da companhia do diário que era um grande amigo!
Não fui muito artiosa/ arteira, mas vivi todas as emoções que eu pude viver! 

Já fui melancólica ao extremo, já respirei nostalgia, já fui histérica ao máximo, já falei demais, já dei gargalhadas altíssimas que incomodavam as pessoas infelizes, já me apaixonei inúmeras vezes, já me frustrei centenas de vezes, já acreditei muito em que não merecia, já derramei lágrimas (muitas, centenas de gotas! rs), já troquei de roupa, me arrumei, me perfumei esperando pessoas que nunca vieram e que se foram antes de me darem uma resposta, já escrevi cartas apaixonadas, já fiz poemas como prova do que eu sentia. Já marquei e fui marcada, já sofri e fiz sofrer! Já ri de mim mesma! Já desisti  muitas vezes e em outras, quase, mas persisti! Já dormi chorando, já acordei sorrindo, já chorei de tanto rir! Já vivi mais do que os meus quase trinta anos podem me dizer, as conseqüências disso ficaram registradas nas rugas de minh’alma envelhecida prematuramente! Às vezes eu me sinto cansada, então brinco com os meus botões: “eu não nasci cansada, eu já nasci vivida!”
E é assim que eu vivo: carregando no peito a bravura de ser os anos que a minha alma tem! Levo comigo um grande ensinamento do Rei Roberto Carlos:
“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!”

                                            Fonte: Google/imagens

Isso me basta! Tenho história (s) para contar! E, o melhor, a minha história! Tenho uma vida minha! Sinto orgulho de saber que eu nunca precisei terceirizar a minha existência! No momento, quero cuidar dessa vida: a minha! Não quero saber de fofocas nem de tragédias! Quero cuidar do que me interessa e valorizar o que sempre foi importante para mim: a essência!

                                    Fonte: cantinhotiasonia.blogger.com.br

                                         Fonte: www.facebook.com

                                                Fonte: valentinarosin.blogspot.com

Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons. 
                                       ( Carlos Drummond de Andrade)
                                             Fonte: thalitanoadya.blogspot.com

Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice. ( Platão)
                                                       Fonte: doritaporto.blogspot.com


Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos aos, estes ainda reservam prazeres. (Sêneca)


                                      Fonte: mensrefllexivas.blogspot.com
A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos. (Platão)

                                                   Fonte: www.rodrigooller.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.