domingo, 24 de março de 2013

Fênix: para não se deixar morrer!


Quando o que nos resta é levantar, ascender a luz e renascer das cinzas!
                                       
                                               Josimara Neves

Ao longo de nossas andanças nos perdemos na tentativa de nos encontrar. Encontramo-nos enquanto achávamos que estávamos perdidos. E, muitas vezes, desistimos das buscas por excesso de cansaço, por descrença, por falta de confiança, por achar que tudo o que fizemos- até o presente momento- foi em vão! E quando isso acontece, parte de nós morre no percurso da estrada da vida. Deixamos pra trás sonhos, desejos, ambições e fantasias. Enterramos justamente a parte de nós que mais nos motivava, que mais significava e assim, partimos andando em linha reta: sem perspectivas, sem ambições, sem acreditar no improvável, no impossível. A descrença ocupa o lugar da esperança, a força vai se aniquilando e aquele gigante que existia em nós, aos poucos, vai se definhando, tornando-se um pigmeu amedrontado.
Deixamos de perceber a mudança das estações porque, no fundo, a alma outonal não consegue se aquecer no calor do verão, não floresce na primavera e se recusa a se agasalhar no  inverno.
Dias não há! Só noites! Todos os dias se tornam escuros, não existe mais a sequência natural dos fatos: manhã, tarde e noite... Primavera, verão, outono e inverno! Passado, presente e futuro... Hora de dormir e de acordar! A vida que parecia um leque de possibilidades se reduz a ser singular e sem opções. Tudo se resume em um aglomerado de coisas que passa a ser uma coisa só: uma enorme bola de neve.
E o que fazer quando - por razões desconhecidas- isso acontecer na vida? Como enfrentar o inverno da alma? Como quebrar a geleira que esfriou o seu coração? Como aquecer a sua esperança? Como driblar a dor? Como passar por cima de tudo aquilo que o pisoteou? Como não se entregar e deixar-se morrer em doses homeopáticas? Como enfrentar os seus demônios interiores e exorcizá-los? Como derrubar o pigmeu que venceu o seu gigante interior? Como matar o sono que o mata afastando-lhe da vida? Como despertar depois de um estado de dormência da alma?
São muitos os questionamentos, mas o fato é que tudo, mas tudo mesmo – de que todos nós precisamos sempre estará ao nosso alcance, mas nem sempre acessível a todos. A inacessibilidade se dá porque buscamos fora e longe o que está dentro e perto. “As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos.” Somos nós que construímos as pontes mal feitas e depois temos medo de percorrê-la, temendo a travessia!
Se algo morreu dentro de nós não significa que tenha sido definitivamente. Não implica que não possa ressurgir, sair do estado de dormência e renascer! Nenhuma situação será definitiva a menos que nós a tornemos. Quando tudo se tornar cinzento transformando a sua mente em uma nuvem negra carregada, ainda sim, não se dê por vencido! Reerga-se! Busque no interior de  si mesmo a voz que foi silenciada, as emoções que foram impedidas de se manifestar, a fé que ficou congelada, aquela sua força que sempre o acompanhou nos momentos mais difíceis. Desenterre as ilusões, tire a venda dos seus olhos e amplie o olhar. Dê a si mesmo a chance de se levantar, de acender a luz e, com toda a sua coragem, revigore-se! Seja tomado pelo espírito da Fênix que habita em: si sem medo e sem pensar em mais nada, renasça das próprias cinzas para não se deixar morrer e, definitivamente, tornar-se cinzas!
Lembre-se que as cinzas que nos fazem renascer quando decidimos viver são as mesmas que nos levam a morrer quando optamos por desistir da vida! Há sempre vida lá fora, mas antes e, sobretudo, ela deve existir dentro de nós! Viver ou deixar-se morrer: eis a questão!
Na minha vida, por longo tempo, ao entrar em contato com as dores da alma das pessoas e, principalmente com as minhas, eu pensava que tinha que descobrir qual era o segredo da vida, mas hoje finalmente entendi que o segredo não consiste em saber viver, mas sim, em não se deixar morrer!

Assista a esse trecho do Filme "Sociedade dos Poetas Mortos" e aprenda o verdadeiro sentido de "Carpe Diem": viver é isso: aproveitar cada dia para viver! Carpe Diem é buscar as razões do coração na intenção dos nossos atos motivando-nos diariamente a viver e a lutar por aquilo que acreditamos, aproveitando assim, cada dia da melhor forma possível!


Bom domingo!!!! 
Que o espírito da Fênix sempre o/a acompanhe!
A Fênix que habita em mim saúda a que habita em você!!!
Beijo da Jô!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.