sexta-feira, 8 de março de 2013

O que você quer ser quando crescer?



                                                             Pense bem!
 Se pudesse voltar ao passado o que responderia se lhe perguntassem:
"__ O que você quer ser quando crescer?"
E agora eu lhe pergunto:
___ Você conseguiu "ser?"


Autoria: Josimara Neves

                                            Fonte: theaverittfam.blogspot.com

Tudo começou com essa pergunta. Certamente é a primeira de muitas que as pessoas nos fazem em momentos diferentes de nossas vidas. Pra ser sincera, não me lembro de perguntarem isso pra mim, mas já cansei de presenciar esse tipo de questionamento feito às crianças. Como se elas pudessem saber do futuro, como se só fossem alguém quando crescessem, como se ser criança fosse um mini-projeto de gente. O mais engraçado é que as respostas são assim: médico, engenheiro, advogado, professor, artista, jogador de futebol, modelo e por aí vai. É assim que elas sabem responder, afinal, os adultos têm o péssimo hábito de falar sem explicar e elas não são mágicas para adivinharem  que crescer não é simplesmente, tornar-se “grande” no tamanho, ficar maior do que a mamãe ou do que o papai.
Como é que elas poderiam saber que crescer é um acontecimento que nos acompanha a vida inteira?
Como  poderiam deduzir que muitas vezes o tamanho de nossa altura não diz nada sobre o tamanho de nossos sonhos?
Como saberiam que a gente cresce a vida inteira e muitas vezes morre como se fosse um pigmeu?
Como imaginariam que é impossível crescer em todos os aspectos da vida?
Como descobririam que a grandeza da alma nem sempre corresponde à grandeza física?
Como pensariam que crescimento embora seja um fato natural da vida é um processo dolorido?
Como entenderiam que não basta uma profissão para ser grande?
Não, tudo isso é muito complexo até para os adultos, quem dirá para as crianças. O que me incomoda nesse tipo de questionamento é que, comumente, o “ser quando crescer” só diz respeito à  profissão ou a algum desejo de ter algo ou visibilidade. Preparamos as crianças para ser profissionais, mas não nos preocupamos como elas serão como “pessoas.”
A maioria cresce, estuda, se sente cobrada de ter que escolher por uma profissão, pensa no mercado de trabalho, se culpa, se sente pressionada a ter que ser “alguém,” porque enquanto não responder aos outros àquela pergunta: “o que você quer ser quando crescer?” não conseguirá ser “alguém.”
Tristemente eu vejo o mundo cheio de muitos “alguéns” que se formaram em universidades, fizeram mestrado, doutorado, pós-doutorado e anseiam fazer o curso que é a sensação do momento, o Top- master: “CESCFDD(Curso Exra-Superior Com Formação em Deusologia).” Grandes “alguéns” em titulação, mas que por dentro, são os tais do “Zé-ninguém.”
Cresceram sim, não há de se duvidar! Mas se esqueceram de crescer em outros aspectos. E agora? Qual é sua pergunta da vez:
Adolescente: o que você quer ser quando “adultecer?”
Adulto: o que você quer ser quando envelhecer?
Idoso: o que você conseguiu ser na vida?

                                         Fonte: paperdollsgyn.blogspot.com

Se eu pudesse voltar ao passado (coisa que eu não gostaria), quando  era criança, só para alguém me perguntar: “o que você quer ser quando crescer?”
Acho que hoje eu responderia:
Quero ser feliz...Quero dar conta de suportar as minhas emoções...Quero chegar à idade adulta e saber que o que define quem eu sou não é a minha profissão, nem o meu sobrenome, nem o lugar onde eu trabalho, nem o carro que eu tenho, nem a roupa que eu visto, nem as titulações que eu conquistei, nem os lugares que eu freqüento, nem as companhias que eu ando. Não quero que me conheçam por eu ter 1, 64m de altura, calçar 37, ter 29 anos, com RG. MG.111111111111, CPF 0000000000-22! Não, eu não quero! Quero ter IDENTIDADE e não, RG.
Quando eu crescer eu não quero ser um código de barras nem uma combinação binária numa linguagem informática. Não quero ter uma memória com potencial de armazenamento de 1024 gigabytes. Só quero ter lucidez e sanidade suficientes para eu me lembrar da fisionomia das pessoas que me marcaram, dos acontecimentos que me tocaram, das vivências que em mim habitam, da saudade repentina que me faz lembrar dos lugares onde a minha alma deixou pra trás um sapato, um sorriso, uma pessoa, um sentimento,  sei lá, uma coisa qualquer que anseia em ser resgatada!
 Não quero ser um robô que se mistura com a própria máquina com a qual trabalha.  Não quero nada disso!

                                       Fonte: enkaraverdade.blogspot.com
             Então, pequena Josi (aqui eu ainda sou criança), o que você quer ser quando crescer? 

Qualquer coisa que me faça sentir que eu ainda sou “alguém!” E, melhor: “alguém que, apesar de ter crescido pouco na estatura, nunca desistiu de se tornar uma “gigante” por dentro, mesmo que seja uma    “pequenina GIGANTE!”
No restante: o mais, pra mim, é menos!

(...) O tempo passou (...)
Não sou mais criança, parei de crescer na estatura, porém, não deixei de crescer/ amadurecer emocionalmente e quer saber? Acho que por mais que eu “seja”, ainda sim, nunca serei toda eu. Acredito que viver é a maior faculdade que me capacita para “ser”, mas “ser” é um curso que só se finaliza quando esse “ ser” não mais existe! Viver pra mim às vezes é ilógico: um grande paradoxo dialético hieroglífico! Vai entender? rsrsrs

                                            Fonte: paperdollsgyn.blogspot.com

Vídeo Motivacional: o melhor de 2012
Qual é o seu sonho?
PS: usei alguns "neologismos" o que implica que não são palavras escritas de acordo
 com a Norma Culta!
Finalizando:

 Pra mim, a vida tem duas fases de crescimento:
Natural/ crescimento físico: quando a gente cresce fisicamente e depois estaciona;
Opcional/ maturidade emocional: quando a gente estaciona no crescimento físico e daí sim, escolhe – verdadeiramente – crescer! Nesse caso, crescimento = amadurecimento.

                Já são 02:20h da manhã, preciso ir, meus queridas e minhas queridas!!!
                                                           Beijo da Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.