domingo, 1 de dezembro de 2013

Vivendo e aprendendo!
Josimara Neves





Eu aprendi na vida e com a vida que tentar tapar o sol com a peneira é como mentir para si mesmo... Que viver a ilusão é diferente de ser iludido... Que sonhar é como desejar o proibido e que quanto mais distante da realidade for o sonho, mais o queremos.
Aprendi que as distâncias maiores são as pontes que construímos em nós mesmos e que, muitas vezes, essas mesmas pontes - que eram para facilitar o acesso ao mundo- acabam se tornando em calabouço que aprisiona a alma trazendo infelicidade.
Aprendi que não existe diálogo melhor do que aquele em que é a nossa própria consciência que nos responde.
Aprendi que companhia é diferente de presença física e  que a solidão amiga é melhor do que a pseudoamizade!
Aprendi que o céu e o inferno habitam dentro de nós e que cabe a cada um escolher qual habitat interior quer habitar.
Aprendi que pessoas não são fantoches que podemos manipular só para não nos depararmos com as frustrações. Pessoas não são frutos de nossas projeções. Pessoas são como flores que Deus colocou no jardim de nossa existência para não nos deixar morrer de solidão!
Aprendi que a vida seria mais prática se tudo acontecesse do jeito que nós queremos, do modo como desejamos. Tudo seria previsível demais se a primeira paixão fosse correspondida, se conseguíssemos o emprego dos sonhos já na primeira entrevista, se completássemos 18 anos e já tivéssemos um carro zero, se tudo o que pensássemos acontecesse na mesma hora... Aprendi que se fosse assim, quase todos os nossos problemas seriam resolvidos, mas em detrimento disso, criaria um maior: a vida se tornaria entediante!
Aprendi que amor é construído no alicerce da confiança e que não há amor sem conquista. Aprendi que o tempo que perdemos enfatizando o amor não correspondido, as traições, as desilusões, os erros, as faltas e tudo aquilo que faz do nosso coração um grande hiato, é uma perda de tempo: é andar para trás! Se quiser andar para frente e encontrar novos horizontes é imprescindível deixar de procurar culpados pela sua infelicidade, afinal, só existe um responsável pela sua vida: “VOCÊ.” No mais, ninguém é obrigado a corresponder as suas expectativas, existe muita gente “quadrada” no nosso universo “redondo”, cada um é o que é: aceite isso ou mude-se de planeta! 
E uma coisa que eu entendo, mas ainda estou aprendendo a exercitar é: “cada um dá o que pode e como pode! Do jeito que sabe ou do jeito que entende! Do jeito que aprendeu ou do jeito que recebeu! Do jeito que leu ou do jeito que percebeu” Do jeito que pensa que pensa que é certo ou do jeito certo que pensa!
Por isso, aprenda você também: amar o outro é diferente de amar a si mesmo e, receber amor do outro, é tão importante quanto receber de si mesmo!
Pare de se autoflagelar! Não se boicote! Não se anule! Assuma-se e permita-se receber o que o outro pode lhe dar e não, o que você gostaria de receber!

Bom domingo a todos!!!!
Voltem sempre!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.