domingo, 7 de abril de 2013

Homens de Honra

12 passos para se olhar no espelho e se sentir honrado
Josimara Neves



  1. Fazer tudo o que vai ao encontro dos seus valores e ideais.
  2. Agir com conscientização e, sobretudo, com responsabilidade. Lembre-se: “tu te tornas responsável por aquilo que cativas!”
  3. Assumir a liderança de sua vida tornando-a uma empresa bem-sucedida. As falências interiores ocorrem quando desaprendemos a administrar as emoções, a equilibrar os sentimentos que nos adentram e aqueles que externalizamos.
  4. Fazer de cada momento o melhor possível: dar o melhor de si e, não necessariamente, tentar ser “o melhor”. Quando damos o melhor, o compromisso que assumimos é conosco mesmo, já quando tentamos ser “os melhores” entramos numa competição com terceiros e quase sempre, mostramos o quanto estamos mal resolvidos.
  5. Driblar as dificuldades, resistir à dor e dar a volta por cima: não há nada mais difícil do que superar as vicissitudes da vida com a cabeça erguida, contudo, quando conseguimos, sentimo-nos honrados e capazes por ter conseguido.
  6. Ser mai forte do que as forças opositoras: lutar contra os negativistas que não fazem outra coisa a não ser contagiar o ambiente com energias e pensamentos negativos acerca do mundo.
  7. Fazer-se de surdo quando as palavras o atingirem como um golpe certeiro no peito. Nem tudo o que nos é dito merece ser “registrado.” Chega uma hora na vida em que é necessário fingir-se de surdo como forma de usar um escudo protetivo para não se deixar ser atingido.
  8. Jogar a toalha não significa entregar os pontos, tornar-se fraco ou menos competitivo. Na vida a gente vai aprendendo que tudo aquilo que antes era sinal de coragem e de ousadia com o tempo, adquire outros significados. Fraco é aquele que tem que se fazer de forte quando ainda lhe resta a opção de jogar a toalha, porém, lhe falta o ato maior de coragem que poderia ter: reconhecer que pode e, sobretudo, tem o direito de jogá-la. Muitos criticam quem tem a atitude de se dar um “time”, de mostrar que está no seu limite seja físico, mental ou psicológico, mas poucos são corajosos o suficiente para interromper a luta não por covardia moral, mas sim, por conscientização e por autoconhecimento.
  9. Ir até ao fim: não precisa ser o fim que os outros traçaram pra você, mas até onde conseguiu chegar. Sinta-se feliz por: cada passo dado, cada gota de suor derramado, cada lágrima emitida, cada sonho que ousou sonhar, cada investimento feito, cada ilusão mesmo que tenha se transformado em frustração, por cada respiração dada, por todos os pesos que carregou, por tudo o que teve que se provar para atingir os seus objetivos.
  10. Caminhar seguindo em  frente sem medo de olhar pra trás: em outras palavras, não ter motivos para arrependimentos ou tristezas por ter adquirido a certeza interior de ter feito o melhor, dado o melhor, buscado o melhor e, sobretudo, tornado-se melhor!
  11. Enfrentar cada desafio não como obstáculo, mas como um meio que o direcionará ao sucesso!
  12. Olhar no espelho e ver o que os olhos antes não viam: alguém que é mais do que um corpo cansado: cheio de marcas, de arranhões, de cicatrizes cravadas na alma. Alguém que não vê as rugas meramente como uma questão de estética. Alguém que consegue enxergar cada história contida atrás das marcas de expressão e, ao vê-las, reconhece a verdadeira alma. Esse alguém caminhou muito, deu mais do que doze passos e hoje, ao olhar as fotografias amareladas, não consegue enxergar rostos, somente, vivências! São essas  vivências que – verdadeiramente- honram a existência humana!

Muitas vezes o que falta na vida é ser desafiado. A gente morre aos poucos quando perde a capacidade de se deixar ser desafiado. Enquanto existirem os desafios a vida terá sentido, sem eles não há razão para mudar e, com isso, os reais sentidos de existir vão se perdendo. Desafie-se sempre e conheça o prazer de lutar por algo que o dignifica!
Bom domingo e ótima semana!
Fiquem com Deus!
Beijo da Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.