domingo, 2 de fevereiro de 2014




Aprendendo a romper com o passado...
Josimara Neves



Do passado, só o que for bom permanecerá. Faça um exercício mental de deixar para trás tudo aquilo que já foi vivido e que deixou alguma marca de dor, um resquício de mágoa, uma gotinha de raiva, uma lembrança de sofrimento, uma recordação de tragédia, uma âncora negativa! 
Se lhe feriram ontem, perdoe hoje para ser feliz amanhã.
Se não lhes deram o que gostaria, entenda: cada um dá o que pode dar, o que consegue dar, o que aprendeu a dar, o que sabe dar! Muitas vezes, exigimos dos outros mais do que eles podem nos dar e nos esquecemos de reconhecer as limitações de cada um.
Evite cobranças alheias que – no fundo- acabam sendo desculpas para deixar de viver a realidade na sua magnitude.
Aceite as pessoas como elas são: os nossos pais por mais que sejam, simbolicamente, os nossos heróis, eles também erram, têm dor, sofrimento, angústia, traumas! Os filhos também são assim, afinal, errar, ter defeitos,nos magoar, não corresponder às expectativas não são condições características de alguns poucos, muito pelo contrário, faz parte da espécie humana.
Aprenda a exorcizar pensamentos-fantasmas que se alimentam de sentimentos malresolvidos, de energias negativas, de palavras ruminantes, de emoções conturbadas, de palavras mesquinhas, de atitudes sem propósito.
Ao invés de reclamar, adquira o hábito de agradecer.
Ao invés de ver os pontos negativos, ressalte os positivos.
Ao invés de supervalorizar os erros, elogie os acertos.
Ao invés de parar no tempo, avance na cronologia da alma.
Ao invés de se culpar ou culpar os outros, assuma a responsabilidade e diga:

“___ Eu errei por fraqueza, por desconhecimento, por ignorância, por imaturidade, por bobeira! Liberte-me, Senhor, dessa culpa que me condena a uma existência amargurada. Dê-me ferramentas para aprimorar as minhas virtudes, aprender com os meus erros e viver uma vida livre e leve!”
Liberte-se e liberte quem lhe aprisionou a um passado que invade o presente. Fale mentalmente ou em voz alta num momento de meditação:

“___ Quero seguir a minha vida: evoluir, crescer e ser feliz! Sinto que preciso romper com as sombras do passado, sendo assim, eu deixo para trás tudo aquilo que me impede de ir além. Quero que fique (FALAR NOME DE QUEM O/A MANTÉM PRESO AO PASSADO) onde está. Não posso mais responsabilizá-lo/a por tudo de ruim que acontece na minha vida. Desejo que siga o seu destino, que percorra o caminho do bem, pois, a partir de agora, é isso o que vou fazer!!

E, por fim, agradeça:
“___ Eu agradeço a você ____________________, por ter me ensinado a reconhecer que também tenho a responsabilidade diante do que aconteceu. Foram os erros que me permitiram ver o que eu não via, sentir o que eu não sentia e buscar ajuda para melhorar! Obrigada por isso!”
E, depois de ter feito essa mentalização, sinta-se em paz consigo mesmo! Não há nada que pague a sensação de consciência livre e coração aberto para novas emoções, novas pessoas, novas vivências!!!

OBS: gostaria de aproveitar esse momento de gratidão para agradecer por você estar lendo esse texto!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.